segunda-feira, 23 de março de 2009

Introdução

Olá, nós somos um grupo de formandos e estamos a frequentar um curso de Acção Educativa ,na Duodifusão. Numa das sessões de TIC, criámos um blogue a partir do endereço www.blogger.com, para vos aconselhar a forma como devem fazer a vossa higiene.

Debruçámo-nos sobre a higiene das crianças e dos adultos, pois a higiene é uma das coisas fundamentais para a nossa vida, para além de uma boa imagem, permite-nos ter uma vida mais saudável. Nunca podemos esquecer-nos disso...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Group apresentation





Hello we are Paula, Ana Maria, Amelia and Olga.
We are here to talk about some cares we should have with food.
Before the meals, we should wash our hands.
Before cooking vegetables,we should wash the vegetables very well.
Before eating fruit, we should wash it.
After eating, we should wash our teeth.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Higiene - de pequenino se torce o pepino...

Na saúde em geral, seja de adultos ou crianças, a higiene pessoal e a limpeza do ambiente tem um papel fundamental. Devemos ensinar hábitos de higiene pessoal e limpeza aos nossos filhos desde pequeninos. A higiene faz parte, ou não, da cultura de cada sociedade ou raça, vemos povos que são contra o banho diário e outros hábitos de higiene, consideram que tomar banho todos os dias é um desperdício de água, mas isso já é uma longa discussão!


As mães devem cultivar desde cedo nos seus filhos o hábito de tomar um banho diário, mesmo que ele esteja com febre ou mal disposto. O banho é essencial pois tira a sujeira do corpo e relaxa. Escovar os dentes pela manhã, depois das refeições e antes de dormir, evita cáries, mau hálito e doenças de gengivas.

Hábitos de higiene passo a passo

  1. Lavar as mãos antes e após as refeições e sempre que utilizar a casa de banho.
  2. Lavar os dentes depois das refeições e ensinar-lhes a forma como os devemos escovar, habituá-los a fazer a substituição das escovas de três em três meses.
  3. Incentivar as crianças a tomarem banho antes de dormir para terem uma noite mais tranquila e relaxante.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Hábitos de higiene - Mãos

O contacto é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. A maioria dos germes é inofensiva para o homem, mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.


Lavar as mãos correctamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de ajudar a reduzir a transmissão da infecção e proteger-se a si e aos que o rodeiam.


É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correcta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da vida.

Apenas demora cerca de 60 segundos para lavar as mãos correctamente. É o mesmo tempo que levamos a cantar "Parabéns a você" duas vezes seguidas.


Encorajar as crianças a lavar as mãos correctamente mostrando como se faz, servindo-lhes de exemplo.


Siga os passos correctos de lavagem das mãos:











Quando lavar as mãos?


Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:

• Antes de comer ou manusear os alimentos;

• Após ter utilizado a casa-de-banho;

• Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;

• Após tocar em animais ou nos seus dejectos;

• Após manusear resíduos;

• Após mudar fraldas;

• Antes e após tocar em doentes ou feridas;

• Antes e após ir de visita a uma enfermaria (lembrar que também estão disponíveis soluções-alcoólicas para as mãos como alternativa).


Profissionais de saúde


• Sempre que as mãos estejam visivelmente sujas;

• Antes e após contactar com os doentes;

• Após contactos contaminantes (exposição a fluidos orgânicos);

• Após contactar com materiais e equipamentos que rodeiam o doente;

• Antes de técnicas assépticas (recomenda-se a desinfecção das mãos);

Antes e após usar luvas.

Programa Nacional de Saúde Oral


Existe, actualmente, em vigor um Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral, onde é traçada uma estratégia global de intervenção e tratamento das doenças orais. Este projecto irá desenvolver-se ao longo do ciclo de vida, tendo início durante a gravidez e abrangendo crianças desde o seu nascimento até a sua juventude (16 anos).

Objectivos:


  • Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre alimentação e higiene oral;

  • Diminuir a incidência de cárie dentária;

  • Criar uma base de dados, nacional, sobre saúde oral;

  • Prestar especial atenção aos grupos mais vulneráveis no que diz respeito à saúde oral, como é o caso das crianças e dos jovens com Necessidades de Saúde Especiais, dos grupos economicamente débeis e dos indivíduos socialmente excluídos, que frequentam a escola do ensino regular ou instituições;

  • Integrar a saúde oral numa estratégia global de promoção de estilos de vida saudáveis.



Higiene Oral

Os cuidados de higiene oral começam em casa. Devemos ter os devidos cuidados com a nossa boca para para que cheire bem e pareça saudável. E, para isso, devemos ensinar os nossos filhos a ter uma boca sã, ensinando-os a ter hábitos de boa higiene, a ter as técnicas de escovagem correcta e a ter uma boa alimentação. A higiene oral além de ser importante para o nosso bem estar total é essencial também para a nossa saúde.

A higiene oral resulta numa boca que cheire bem e pareça saudável, isto quer dizer que:



  • Se as tuas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário, ou se apresentas mau hálito persistente, visita o teu dentista. Qualquer uma destas situações pode decorrer de um problema de saúde dentário.

No período entre visitas regulares ao dentista, existem passos simples para reduzir, drasticamente, o desenvolvimento da cárie dentária, das doenças das gengivas e de outros problemas dentários. Estes passos incluem:



  • Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário diariamente;

  • Fazer uma dieta equilibrada e evitar os lanches entre refeições;

  • Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica;

  • Bochechar com um elixir fluoretado, se o teu dentista o aconselhar.

Fio dentário

O fio dentário é de grande importância porque ele penetra no espaço entre os dentes que a escova não alcança e, em conjunto com a escova, propiciam um maior poder de remoção da placa bacteriana.

Utilize correctamente o fio dentário:

1. Corte aproximadamente 45 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios.

2. Use os polegares e os indicadores para conduzi-lo cuidadosamente entre os dentes superiores e inferiores. Evite o contacto brusco com as gengivas para não machucá-las.

3. Curve o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente, penetrando na linha da gengiva delicadamente. Movimente-o para fora, fazendo com que seja raspada e assim removida a placa bacteriana que a escova não alcança . Lembre-se de limpar cada dente separadamente.

Nota: pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dentário. Com o uso, esses sangramentos devem cessar. Caso contrário, consulte seu dentista.


Importância do flúor
O uso do flúor é muito importante no combate às cáries. Ele inibe a corrosão do esmalte dentário, deixando os dentes mais resistentes ao ataque da cárie, e recompõe esse esmalte aquando do início da mesma. O seu uso é recomendado para crianças e adultos. O flúor é encontrado em cremes dentais, elixir fluoretado ou em forma de verniz e gel para aplicação em consultório odontológico.

Slide sobre Higiene