segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Higiene Ambiental


Pense globalmente, actue localmente
Comportamentos individuais podem alcançar transformações globais.


No âmbito do módulo de Hábitos de Higiene, foi proposto aos alunos a visualização de um vídeo “O dia depois de amanhã”. O objectivo foi o da consciencialização para o agravamento da poluição que actualmente vivemos no planeta Terra e, simultaneamente, reflectirem sobre os aspectos que diariamente podem fazer para melhor preservar o planeta que é de todos.

Começámos por apresentar quais são os problemas ambientais para, de seguida, reflectir sobre os contributos que cada um pode dar para melhorar o ambiente.

Problemas Ambientais

O efeito estufa é essencial para o bem-estar do planeta terra. Este fenómeno passa por captar a energia solar e a sua absorção, tornando a temperatura amena. A atmosfera tem gases que evitam que esse calor dissipe, que é essencial para a vida humana e preservação da própria natureza.

Com o crescimento da população mundial, e os avanços tecnológicos e industriais verificou-se um aumento de CO2 na atmosfera casa do 25%. Assiste-se a um agravamento deste fenómeno que dá origem ao aquecimento global, devido ao aumento de gases de efeito de estufa que impedem que o calor emitido pelos raios solares seja libertado para o espaço.




Principais gases que actuam no efeito de estufa:
  • CO2: Dióxido de carbono – que representa grande parte do efeito de estufa, estimado em cerca de 60 %, apenas derivado do uso dos combustíveis fósseis.

  • CFC: Clorofluorcarbono – deriva essencialmente de plásticos e sprays, e actua em grande parte na deterioração da camada de ozono, tendo 10% de responsabilidade no fenómeno do efeito de estufa.

  • CH4: Metano – corresponde a cerca de 20% do efeito de estufa, proveniente das lixeiras.

  • HNO3: encontra-se em grande escala na composição de químicos, como fertilizantes contribuindo em cerca de 5% para o efeito de estufa.

  • O3: Ozono – deriva basicamente do progresso do homem, no que diz respeito à poluição, e os exemplos são vários, desde as fábricas aos automóveis.


Aquecimento global


O aquecimento global é o aumento da temperatura do ar e dos oceanos registado nas últimas décadas com previsão para agravar. Ainda existe alguma polémica quanto à influência do homem nestas mudanças climatéricas, mas já há quem o assuma como a principal causa.
O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), afirma que este aquecimento se deve ao aumento do «efeito de estufa», devido aos gases lançados para atmosfera (o metano, o óxido de azoto, CFC´s e dióxido de carbono) que influenciam o dispersar do calor proveniente dos raios solares. Estes gases são originários desde a Revolução Industrial e com uma maior industrialização a nível global.



Existem previsões até 2100, esperando-se que a temperatura aumente entre 1 e 6 graus centígrados e o nível do mar, consequentemente, também devido ao derretimento dos glaciares, mesmo que os níveis de gases de «efeito estufa» não aumentem.

Já estão em prática alguns planos para o combate ao aquecimento global, sendo o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inúmeras nações desde 1997. O protocolo visa o compromisso dos países para a redução de emissões de gases com «efeito de estufa» e a cooperação entre as nações par essa diminuição.


Aqui ficam algumas das graves consequências do aquecimento global:


  • Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submersão de cidades ou mesmo países.

  • O aparecimento de novos desertos, com o desequilíbrio de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando à morte de várias espécies animais e vegetais. (Muitos cientistas lembram que o deserto do Saará foi em tempos uma floresta maior que a Amazónia.)

  • Devido a uma maior evaporação da água dos oceanos pelo aumento da temperatura, originará catástrofes como tufões e ciclones.
  • Ondas de calor sentidas em lugares que até então eram simplesmente amenas.

Combustíveis Fósseis e Poluição


Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e o gás natural. O nome fóssil surge pelo tempo que demora à sua formação, vários milhões de anos. Estes recursos que agora se utilizam foram formados à 65 milhões de anos.

A regeneração destes fósseis é mesmo o cerne do problema, pois uma vez esgotados só existirão novamente passado bastante tempo. A economia global está dependente destes recursos naturais, daí as variâncias do preço do petróleo, pois prevê-se que acabe em poucas décadas, o que influência em grande parte a crise financeira que agora se vive.

O uso destes recursos teve naturalmente grandes impactos na evolução do homem, tanto para o melhor, a nível social, tecnológico, económico e uma grave consequência ambiental. As grandes consequências surgem com o uso deste tipo de combustíveis, como a contaminação do ar pela sua combustão, sendo mesmo um problema para a saúde pública.


Gases como o dióxido de carbono são considerados poluentes por agirem directamente com o efeito de estufa, aumentando assim o aquecimento global, não deixando dissipar o calor absorvido pelos raios solares. Este aumento de temperatura é sentido nos dias que correm, e provavelmente trará consequências de dimensões catastróficas se nada for feito em contrário.

O processo de formação de combustível fóssil deve-se às plantas, animais e toda a matéria viva, que quando morrem decompõem-se, sendo precisos dois milhões de anos até que esta matéria orgânica origine o carvão, posteriormente dando lugar ao petróleo e ao gás natural.

6 comentários:

Slide sobre Higiene